O intuito desse curso é proporcionar um conhecimento básico na " Arte de Contar Histórias". É direcionado para pessoas que desejam ser uma contador de histórias, ou para você que já é um contador de histórias. .
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quinta-feira, 12 de novembro de 2009

MÓDULO III - Recursos para uma boa contação de histórias

Nessa etapa do nosso curso iremos abordar sobre os diversos recursos para uma boa contação de história, visto que procuramos trabalhar a sensibilização dos sentidos a pratica de se contar histórias, introduzindo a importância pedagógica de se contar histórias e propiciar o contato com diversas formas de contar, recontar e criar histórias.

Nesse sentido é fundamental que o contador de histórias seja prático e criativo para que visualize em diferentes materiais a oportunidade de se contar uma história. O contador não deve perder as oportunidades e as coisas que estão a sua volta. De acordo com o contador de histórias Laerte Vargas, um contador de histórias aproveita qualquer gancho para falar sobre a arte de contar histórias.

A partir desse pressuposto está claro que o contador de histórias deve ter um repertório amplo, de maneiras diferentes para contar histórias, utilizando os mais variados autores atuais como também os criadores dos contos de fadas, dos contos maravilhosos e fabulas dos séculos passados, tais como os Irmãos Grimm, Esopo, Charles Perrault , cabendo ao educador adequar suas aulas de acordo com a faixa etária, interesse e envolvimento de cada grupo.

Dentre muitas formas de se contar história, pode-se destacar:


· História com fantoches: é utilizado um ou mais bonecos animado por uma pessoa, o fantoche é manipulado internamente, possui uma face com grande expressividade, sendo os braços e mãos movimentados pelos dedos.


  • História cantada: é utilizado como recurso para esse tipo de história a música, na história toda ou em alguns trechos da história.
  • História desenhada: pode ser trabalhada no chão, onde os alunos só perceberão o desenho após o término da atividade. O contador narrando à história e a desenhando no decorrer da mesma, quando finalizar o desenho deve finalizar também a história de acordo com a gravura que surgiu.

· História com interferência: onde os personagens são os próprios ouvintes.


· História com seqüência: é um tipo de história que exige a memorização dos ouvintes, pois cada trecho da história remete a algo que já aconteceu.



· História com papel: o contador contara a história utilizando o papel para materializar os pontos fortes da história. Pode-se utilizar o papel também o moldando como uma dobradura, para que assim se transforme em algo após a finalização da história.

Esses são somente alguns tipos de histórias, porém segundo o autor e pesquisador Alberti (2007) cabe ao contador se inspirar e transformar os objetos em reis, rainhas, príncipes, princesas. Um simples pano pode se tornar um castelo.

Os recursos são fundamentais para proporcionar o lúdico, o ideal é que ao se contar uma história sempre se tenha em mãos algo que a simbolize.

Referencias Bibliográficas:

- Alberti, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

- Vargas, Laerte, 2009. Artigo disponível em: http://picpedagogia.blogspot.com/2009/04/entrevista-com-o-contador-laerte-vargas.html

TAREFAS:

  • Em seguida os participantes do curso deverão através de um chat criar uma história (em grupos) envolvendo uma das diversas maneiras (técnicas) abordadas nesse módulo.

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